terça-feira, 26 de março de 2013

Raspas de Casca de Limão: Dica de Sabor e Saúde!


Geralmente, quando falamos dos benefícios de saúde de limão, referimo-nos aos benefícios do suco de limão. No entanto, você ficará surpreso ao saber que a casca de limão, que tendemos a jogar fora na lata de lixo contém certas enzimas que podem ajudar você a viver uma vida muito mais saudável. 


Cientificamente conhecido como citrus limonum, a casca de limão, seja na sua forma fresca ou seca, é usada para vários cosméticos, culinária e fins medicinais. Seu consumo e aplicação tópica provou ser uma bênção para muitos que sofrem de problemas de saúde, como cardíacos, acne, colesterol, escorbuto, e muitos mais. É composto de enzimas essenciais, vitaminas e minerais como vitamina C, vitamina P, cálcio, potássio, fibras, limoneno, ácido cítrico, flavonóides polifenóis, e Q40 salvestrol, o que torna esta casca do fruto uma obrigação para um corpo saudável e a mente. Não só isso, o aroma de limão, a casca de limão torna um excelente ingrediente para óleos essenciais usados ​​para melhorar o humor.

Eis alguns benefícios da casca do limão:

Diminui os níveis de colesterol 


O consumo de casca de limão ajuda a diminuir os níveis de colesterol no corpo, que por sua vez contribui para promover uma melhor saúde do coração. A presença de potássio na casca realmente ajuda na manutenção da pressão sanguínea. Os flavonóides polifenóis diminui o colesterol LDL, que são o colesterol mau. A vitamina C e vitamina P também ajudam a limpar os vasos sanguíneos, evitando ou minimizando os riscos de pressão alta e doença cardíaca. 

Ajuda no combate ao câncer 

Como mencionado anteriormente, a casca de limão contem componentes conhecidos como salvestrol Q40 e limoneno, que são conhecidos para lutar contra as células cancerosas no corpo. Além disso, os flavonóides presentes na casca são conhecidos por ser eficaz quando se trata de conter a divisão das células cancerosas. Portanto, o consumo de casca de limão é conhecido por ser uma medida preventiva contra o desenvolvimento de vários tipos de cancros, incluindo câncer de mama, câncer de cólon e câncer de pele. Um estudo revelou que o consumo de chá quente com casca de limão provou ser benéfico na prevenção do desenvolvimento de células cancerosas. 

O alto teor de vitamina C

A alta concentração de vitamina C na casca do limão (de 5 a 8 vezes maior que a concentração na polpa) trás diversos efeitos no organismo, eis alguns:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças.
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas. Contudo, seus efeitos parecem ser mais evidentes em doentes já com escorbuto.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.
  • A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.
É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir o suco estraído da casca ou da polpa na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. Dê preferência para limões com a casca lisa, pois as 'feridas' pode ser sinal de que a vitamina C já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o 'teor' vitamínico que se deseja.

Casca de limão e uma pele saudável 

A maioria dos problemas de pele como rugas, pigmentação, acne, manchas escuras, etc, são considerados os sinais proeminentes de envelhecimento, principalmente por causa da ação dos radicais livres. A vitamina C e ácido cítrico constante na casca de limão ajuda na purificação dos vasos sanguíneos no corpo e a eliminar todas as impurezas presentes nas células da pele, o que promove uma pele saudável. A casca de limão também é ótimo para acne e espinhas, pois contém antioxidantes que desintoxica a pele. O mercado de limão contém vários produtos que utilizam casca em pó para o rosto, no entanto, o uso tópico da casca seria a melhor opção. 

Veja um método que pode ser usado para aplicação tópica: 

Pegue o limão e corte-o em 2 ou 4 pedaços e esprema seu suco em uma tigela. Depois disso, corte a casca de limão em pedaços pequenos e misture com o suco. Guarde a mistura em um frasco e mantê-lo em um lugar fresco e seco. Se você quiser, você também pode misturar uma colher de chá de mel. Aplique esta mistura na manhã seguinte em seu rosto. Deixe a solução em seu rosto durante cerca de 5 a 6 minutos e enxágüe com água. Não aplique nada no rosto para os próximos 30 minutos e antes de se expor ao sol, lave bem com sabonete. Esta solução é conhecida por ser extremamente benéfica no tratamento de problemas relacionados com a pele, especialmente da acne. 

Aumenta o metabolismo e promove a perda de peso 

Casca de limão consiste de um componente conhecido como pectina, o que ajuda na perda de peso. A pectina realmente tem propriedades que converte-lo sob a forma de uma geleia, impedindo assim o seu corpo de absorver muito de açúcar, que por sua vez, ajuda a manter o seu peso. Então, da próxima vez que você fizer um chá de limão, não se esqueça da casca. 

*ATENÇÃO*

Embora não haja mal nenhum em consumir a casca de limão, existem algumas coisas que você deve ter em mente antes de ir adiante. Veja: 

Lavar corretamente 


É muito importante lavar a casca do limão antes de consumi-la. Isto porque, vários pesticidas e inseticidas são pulverizados durante o crescimento da fruta e que ficam presos na casca após a colheita. Além disso, quando o limão é exportado, um revestimento de cera especial é utilizado para evitar que a casca de fique danificada. Esta cera normalmente é preparada utilizando  insetos e outros extratos animais. Portanto, se vc não pode consumir as cascas de limão que são cultivadas em seu quintal, ou que são cultivadas organicamente, lave muito bem a casca antes de utilizá-las. 

Cristalização 

Outra preocupação que surge quando se trata de casca de limão consumindo é a quantidade significativa de oxalatos que estão presentes na mesma. Oxalatos são encontrados em seres humanos e animais também. Os estudos mostram que quando o corpo tende a ter uma elevada concentração da referida substância, que  pode levar a problemas associados com a cristalização, como pedras nos rins e da vesícula biliar. E é por isso, pessoas que já estão lidando com esses problemas devem evitar o consumo da casca. 

A fim de aproveitar os benefícios de saúde de casca de limão, é importante inclui-lo como uma parte significativa de sua dieta diária. Cada 100 gramas de casca de limão contém cerca de 160 miligramas de potássio, 134 miligramas de cálcio, 129 miligramas de vitamina C, e cerca de 10,6 gramas de fibra. Para além de que também contém mais de 44 tipos glicosídeos flavonas, e ácidos de outras plantas e nutrientes que o torna tão valioso como é hoje. Estudos têm também associada a utilização de casca de limão para controlar hemorragia tão bem. Também é considerado seguro para o consumo mesmo durante a gravidez ou amamentação. No entanto, como a gravidez é uma condição muito importante, é sempre melhor consultar com seu médico antes de incluis o ocnsumo na sua dieta. 

*DICA*

Existe uma maneira simples de aproveitar as propriedades da casca do limão do limão todos os dias e ainda dar um sabor especial nas suas refeições:
Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira, uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e rale o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo). Coloque as raspas num pote e guarde na geladeira ou freezer, para usar sempre que desejar.
As raspas podem ser polvilhadas em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi.
Todos os alimentos terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes.

Fontes:
http://ecossis.blogspot.com
http://orgulhopara.blogspot.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

Coma Mais Chocolate Nessa Páscoa!

Você já parou para notar a diferença de preço entre um ovo de páscoa e o mesmo chocolate em outra versão?

Os ovos de páscoa costumam custar cerca de 5 a 8 vezes mais caro que sua versão em tablete, por exemplo. Fiz uma pesquisa simples, que mostra como você gasta muito mais quando compra ovos:

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior.

Essa pesquisa foi feita com produtos da Nestlè, com base nos preços das Lojas Americanas, e mostra como você, gastando o mesmo valor, pode comprar mais de 5 vezes a quantidade de chocolate se conseguir não se render aos encantos do formato oval dos ovos de páscoa.

Mas aí você pensa "mas todo mundo presenteia com ovos de páscoa e eu vou dar uma barrinha?"
Não, você não vai presentear alguém com uma barrinha... você irá se livrar dos modismos e das seduções criadas pelo comércio para comer e presentear esse alguém com muito mais chocolate! Imagine que você gastará o mesmo valor que gastaria em um ovo de páscoa número 15 ou 20, para um embrulho de presente com 5 barras... ou com 5 caixas de bombom!

Se você costuma dar ovos números 25 ou 30, melhor ainda, pois, com o mesmo valor, pode presentear alguém com um embrulho de presente com 10 barras ou 10 caixas de bombom!

É claro que não podemos pensar assim quando se trata de crianças, afinal, para as crianças, a magia da páscoa não está nem no ovo, nem no chocolate, mas sim na surpresa que tem dentro!

Essa dica é para quem gosta de comer chocolate ou quem pretende presentear um familiar ou um amigo que também prefere o chocolate do que o seu formato. São pequenas coisas que não paramos para nos dar conta, pois somos muito influenciados pelo comércio, mas que, se pararmos para fazer as contas, valerá muito mais a pena no final.

Então, dica do dia é: nessa páscoa, livre-se do modismo e coma muito mais chocolate!!

sábado, 23 de março de 2013

Você Conhece a Semente de Chia?


De cor clara ou escura e um gosto semelhante a nozes, a chia está entre as sementes mais procuradas do momento por ser um dos alimentos mais completos, nutritivos e funcionais que existe, além de ser perfeita para ajudar quem quer perder peso. 

Extremamente ricas em fibras, as sementes de chia são uma fonte de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), três vezes mais ferro que o espinafre, seis vezes mais cálcio que leite e oito vezes mais ômega 3 que salmão. 

E não para por aí. É rica em vitaminas e minerais, equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia e diminuindo o risco de diabetes tipo 2 e os níveis de colesterol. 

É muito utilizada por desportistas, pois além de ser rica em ácidos graxos, o que auxilia quem precisa de força e resistência física, são hidrofílicas e podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que ajuda os desportistas a manter o corpo hidratado, além de proteger a mucosa do intestino. 

A Chia é recomendada para todas as idades, desde bebês (em idade de comer alimentos sólidos), até idosos (pois melhora a imunidade), mulheres grávidas, diabéticos, atletas de alto rendimento, além de ser recomendado para repor o cálcio de pessoas com intolerância à lactose. A semente de Chia é livre de glúten, baixo teor em sódio e não existe evidência de alergia a este alimento.

Esta semente é cultivada há muitos séculos no sul do México. Os Maias e os Astecas eram grandes apreciadores das sementes de chia, que além de ocupar uma parte importante de sua alimentação (parece que depois do milho e do feijão, era o vegetal mais consumido), também era usado como moeda. 

Para os Maias, Chia significava força. Segundo a lenda deste povo, uma colher da semente é capaz de sustentar energeticamente uma pessoa adulta por 24 horas.

Chia serve para emagrecer?

A dica dos especialistas é consultar um nutricionista para elaborar um cardápio adequado para cada necessidade de emagrecimento. Entretanto, o convencional é tomar uma colher de sopa de óleo ou farinha de chia cerca de 30 minutos antes das principais refeições. 

Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento

• Causa saciedade: "suas sementes são ricas em fibras e, ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores".

• Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite".

• Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite ".

É importante ressaltar que a chia não é milagrosa. Ela ajuda no emagrecimento, mas a sua dieta precisa ser acompanhada de uma alimentação balanceada. Não vai adiantar ingerir a chia antes das refeições e depois comer um alimento gorduroso ou com muito açucar. Fique ligado nisso também!

Como usar a Chia?

A chia pode ser encontrada em três formas: sementes (grãos), óleo ou farinha. 
Independente de qual você prefira usar, a indicação dos nutricionistas é uma colher rasa de sopa meia hora antes das principais refeições, mas essa quantidade vai depender do tipo de dieta que procura.

É válido ressaltar que a chia é um alimento com alto valor calórico, e por consequência, o excesso pode levar ao ganho de peso, portanto se sua intenção for combater as gordurinhas, fique atenta à quantidade.

A melhor maneira de consumir a chia na forma de semente é adicionando um pouco de água e aguardar por 15 minutos para que se forme o gel. Após isso, pode ser misturada em sucos, alimentos, frutas, iorgutes e receitas em geral.


O óleo pode ser usado como tempero. Acrescente uma colher (sopa) do alimento em saladas, independentemente da quantidade de folhas. 

Contudo, a nutricionista Flávia Cyfer faz uma importante ressalva neste caso: a versão líquida de chia não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e na versão em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados.

Onde comprar a chia?

Você pode comprar a chia em lojas de produtos orgânicos e naturais, em alguns supermercados ou em lojas pela internet. 

Lá você encontrará sementes de chia, óleo de chia, farinha de chia ou até chia em capsulas! Mas atenção: pesquise os preços, pois, pelo sucesso de vendas, tem empresas vendendo a chia com alto valor comparado com as empresas em geral!

Conheça as formas e algumas marcas do produto já à venda no mercado.


Encontrei no Youtube uma reportagem do Jornal Hoje, que fala um pouco mais da semente e ensina uma receita de brownie de chia. Clique aqui e confira!



Fontes consultadas:
http://www.zun.com.br
http://saudeesuplementos.com
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.saudecominteligencia.com.br

terça-feira, 19 de março de 2013

A Importância do Café da Manhã


O café da manhã é uma etapa da alimentação essencial para a saúde, para a manutenção do peso ideal e, principalmente, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia. Entretanto, muitas pessoas o tratam com certo desprezo e alguns até o evitam. 

Um artigo publicado em 2003, no Journal of The American Dietetic Association, descreveu que os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia NÃO serão compensados em refeições seguintes. 

O desjejum também é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a obstipação e outras doenças do órgão. Inclusive, para perder – ou manter – peso, o desjejum é importante. Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece. O café da manhã estimula o metabolismo e, ao iniciar o seu dia com carboidratos complexos saudáveis (fibras), juntamente com proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Então, se você procura perder peso, você DEVE tomar café da manhã!

Além disso, pessoas que não costumam realizar o desjejum geralmente passam horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes porções e alimentos ricos em calorias. Um café da manhã realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia.


Muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo ou de fome. Se você está no primeiro grupo, prepare "menu conveniente" para o trabalho ou faculdade, e coma logo ao chegar lá, ou no caminho. 

O problema é que você simplesmente não tem fome? Então, procure comer menos à noite, e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

Para quem não consome absolutamente nada, a dica é iniciar com metade de uma fruta (meio mamão papaia, banana,  pera ou maçã) ou outro alimento, como: torrada, bolacha, barra de cereal, leite, bebida a base de soja, suco ou um copo de vitamina. A ideia é ‘quebrar o jejum’ e não sair de casa de estômago vazio. 

E atenção! As crianças aprendem por imitação e, se vc não tem o hábito de tomar café da manhã, é bem possível que seu filho(a) o desenvolva também. Vale a pena sentar à mesa e incentivar o consumo nem que seja de  um copo de leite batido com banana e aveia, antes de sair de casa para estudar ou brincar. Já é um começo!

Fechada a questão da importância, surge a dúvida: o que comer? Para um desjejum completo, é indispensável que você consuma alimentos pertencentes a cada um dos grupos a seguir:

• um alimento à base de trigo ou de outros cereais, para dar a base de carboidratos: pães, cereais, torradas ou biscoitos; 
• um alimento derivado de leite para dar a base de proteínas: peito de peru, queijo branco, ricota ou requeijão e leite ou iogurte;
• uma fruta ou um copo de suco, para dar a base de vitaminas e minerais.

Se você sentir muita vontade de comer um doce, adicione uma colher de geleia sem açúcar ou uma fatia fina de bolo simples. Essa é a hora ideal de se deixar cair na tentação de comer doce, uma vez que você tem o dia inteiro para queimar essas calorias.

Detalhe importante: se você vai praticar alguma atividade física, nuca a faça em jejum. O ideal é comer uma fruta com cereal ou um suco e uma barra de cereal e, depois da atividade, tomar café da manhã.

Valorize mais essa refeição e garanta bem-estar e muito pique. Seu corpo vai agradecer!

Fontes de consulta: 
http://www.nutconsult.com
http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/
http://www.dicasdetreino.com.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

Gelo Aromatizado com Frutas ou Flores Comestíveis

Em postagem anterior, aprendemos a deixar sua água aromatizada e com um leve sabor natural, utilizando frutas, folhas e especiarias.

Hoje nós vamos aprender outra forma de dar um verdadeiro chame a sua mesa, servindo bebidas com gelo aromatizado!

Há duas maneiras de aromatizar seu gelo: usando frutas, folhas e especiarias ou usando flores comestíveis. Cada uma tem uma maneira diferente de preparo. Entretanto, em ambos é importante que você ferva (e deixe esfriar) a água antes de colocar nas forminhas de gelo. A água fervida deixará o gelo mais transparente, valorizando a decoração interior.

Para aromatizar seu gelo com frutas, é bem simples:

(i) após ferver e aguardar a água esfriar, pique as frutas de sua preferência (ou as utilize inteiras, se forem frutas pequenas), como morango, limão, laranja, amora, framboesa, acerola, uva etc, ou ervas, como hortelã. Lembre-se que as frutas cortadas darão um sabor maior à bebida que você servir com o gelo;
(ii) coloque as frutas dentro de forminhas de gelo, que podem ser as comuns (cúbicas) ou em formatos diferentes (coração, bolinhas, bastões);
(iii) complete com água e leve ao congelador ou freezer.




Para fazer seu gelo com flores comestíveis, a técnica é um pouco diferente:

(i) encha 1/4 da bandeja de gelo com água e coloque as flores ou ervas voltadas para baixo;
(ii) leve ao congelador ou freezer e aguarde até congelar;
(iii) retire e complete as forminhas até o topo de água. Congele novamente.




Clique na imagem para ampliar

Procure usar flores comestíveis como orquídeas, chagas, amores-perfeitos ou ervas como hortelã, capim santo, raspas de limão ou laranja. Essas flores são comumente encontradas em lojas de confeitaria ou até em supermercados.

Caso não tenha facilidade de encontrar no mercado ou feira, busque na internet aonde encontrar flores comestíveis.









Curtiu? Visite também nossa página no Facebook!


domingo, 17 de março de 2013

Água Aromatizada: Um Sabor a Mais no Seu Dia-a-Dia


Uma ótima dica para preparar em casa, não apenas para ocasiões em que você receber visitas, mas alegrar o seu dia-a-dia, são as águas aromatizadas e com um leve sabor natural. 

A receita é simples: basta colocar água filtrada ou mineral bem gelada em uma jarra, adicionar algumas cascas de frutas ou especiarias e deixar na geladeira por volta de 1 hora. Os sabores variam com a sua criatividade: ramos de hortelã ou erva doce, pedaços de macã ou morango, cascas de limão ou laranja, canela em pau ou algum outro sabor que você preferir. Na hora de servir, você pode retirar os ingredientes ou deixá-los para valorizar também o visual da sua água.


Os benefícios são muitos: além de serem hidratantes, diuréticas e favorecem a eliminação de toxinas, a bebida ainda pode satisfazer aqueles que não gostam de beber água pura e sempre procuram por refrigerantes. Tem zero de calorias, refresca para o verão e deixa um sabor suave sabor no paladar.

Se quiser investir no visual, você ainda pode dar uma graça customizando as frutas antes de colocar na jarra ou fazendo diferentes combinações de ingredientes, como mostram as fotos abaixo:




Em alguns países, águas aromatizadas e com sabores são comercializadas utilizando água gaseificada (veja um exemplo clicando aqui), o que é uma ótima idéia! Para dar sabor e aromatizar água gaseificada, você deve fazê-los na própria garrafa de água gaseificada, guardando na geladeira tampada, para que não perca o gás.

Crie e delicie-se com essa ideia!




Gostou? Visite o Cozinha Incomum no Facebook!!

sábado, 16 de março de 2013

Conservando Ervas Frescas

Cozinhar com ervas frescas nem sempre é um trabalho fácil, principalmente para a mulher moderna, que tem mil outras atividades que não permitem que ela faça feira ou vá ao mercado todos os dias.
Aí, sobram as opções: cultivar sua própria horta (eficaz, mas trabalhoso), utilizar ervas secas (fácil, mas ineficaz), simplesmente não as utilizar (só que não) ou... a dica que vou apresentar hoje!

Uma forma prática e rápida de conservar suas ervas frescas é usando a técnica de congelamento. Chamo de técnica porque, quanto melhor conservadas, maior será sua durabilidade, mas a receita é simples!

Veja a imagem abaixo, onde apresento o passo-a-passo para o congelamento de cebolinha, como exemplo:


O modo de fazer é simples: logo após comprar as ervas, lave-as e deixe-as secar bem. Pique-as e coloque-as em um pote, de preferência de borda larga, para facilitar a utilização depois. Por fim, cubra com um papel toalha, tampe e leve ao congelador.

É muito importante seguir esses passos. A umidade é inimiga da conservação de folhas em geral e, por isso, as ervas devem estar bem secas antes de serem congeladas. O papel toalha também ajudará na absorção da umidade que entrará cada vez que você abrir o pote para utilizar as ervas. Assim, esses dois passos ajudarão a aumentar o tempo em que as suas ervas se manterão com o aspecto fresco.

Caso elas sejam congeladas ainda úmidas, você verificará a formação de pequenas crostas de gelo, que queimarão as folhas e darão a elas o aspecto de murchas.

Essa técnica de congelamento pode ser usada em diferentes ervas, como a cebolinha, o coentro, a salsa, o manjericão... mas atenção! Não congele talos inteiros. Após congeladas, as ervas ficam grudadas e quebradiças e será um desastre ao tentar tirar uma parte para usar na hora de cozinhar. Sempre pique antes, para facilitar retirar depois.

Existem outras técnicas de congelamento utilizando forminhas de gelo. Nesse caso, as ervas picadas são colocadas dentro das forminhas e cobertas com água ou azeite. Eu, particulamente, nunca tentei, pois nem sempre quero usar azeite no prato em que vou temperar com as ervas e a água, como eu disse acima, é inimiga do congelamento de folhas, pois as queimam e deixam o aspecto de murchas. Mas se você quiser outra opção para os potinhos, ficam aí mais essas duas dicas:

(1) congelamento com azeite e (2) congelamento com água (foto retirada do blog "http://esemeudivafalasse.blogspot.com")



terça-feira, 12 de março de 2013

Culinária Criativa

Gosta de inovar na cozinha? Dar um toque especial naquele jantar? Surpreender ao servir a sobremesa?
Então, aí vão algumas dicas que mostram como pode ser simples apresentar algo criativo e diferente na mesa de jantar!

1) UTILIZE AS CASCAS DE FRUTAS A SEU FAVOR

Você conhece a sangria, uma bebida tipicamente servida numa casca de melancia? Já pensou em usar essa ideia em outras frutas? Bebidas e sobremesas podem ser servidas em cascas de frutas, dando todo um charme na sua refeição.

Boas frutas para serem usadas como recipiente são a maçã e o maracujá, mas você também pode usar laranja, limão, melancia ou qualquer outra fruta de casca resistente. 

Imagine como seria divertido, servir a gelatina em uma grande metade de melão, para que as pessoas se sirvam em pequenos copinhos de maracujá! Elegância de sobra!

(1) chá servido em maçãs e (2) sorvete servido em maracujá
E que tal uma salada de frutas servida numa mini melancia?





2) VELAS SEMPRE DÃO CERTO

Velas são uma maneira fácil de dar um toque especial em qualquer mesa. Elas, por si só, já fazem do seu jantar um momento romântico e diferente. Em ocasiões especiais, as velas pode se tornar muito mais atraentes se colocadas de forma criativa na mesa.

Uma dica simples é colocar água num copo ou taça e colocar uma velinha boiando dentro. Outra dica é dispor as velas em taças de ponta cabeça.

A ornamentação em torno delas (pedrinhas dentro do copo ou folhas dentro das taças) podem ser substituidas de acordo com a sua criatividade e o que você tiver à mão. Elas não farão tanta diferença, uma vez que o charme todo já está nas velas.

Essas velinhas são facilmente encontradas em lojas de decoração ou lojas que vendem velas decorativas.




Uma maneira um pouco mais difícil de usar velas são as formas demonstradas nas imagens abaixo. Nesse caso, você precisará que as velas derretam para dar o charme da decoração. Esse tipo de parafina também pode ser comprado em lojas que vendem velas para decoração, mas não é tão fácil de achar.



Para decorar uma mesa, velas e alimentas sempre combinam muito bem:




3) DECORE SEUS OVOS FRITOS

Outra maneira extremamente delicada e divertida de dar um toque especial na comida é atravez do nosso curinga culinário: o ovo! Chamo de curinga porque o ovo é utilizado em diversas receitas diferentes, sejam elas doces ou salgadas, seja na forma frita, cozida quente ou espumado. Abaixo te duas dicas valiosas de como fazer o simples ovo frito virar um prato especial. 




Nesta foto você pode ver melhor como fazer o ovo no pepino:


4) NÃO TENHA MEDO DE CORANTES

Corantes alimentícios dão vida aos seus pratos, principalmente massas. Hoje em dia existem corantes orgânicos que não são nocivos à saúde. Use e abuse deles e você terá muitos pratos criativos!





E por fim...

5) CHOCOLATE COM MORANGO SEMPRE

Não sabe o que servir de sobremesa? Não se preocupe, é para isso que inventaram o chocolate com morango! Todas as combinações que você imaginar vão ficar gostosas.. é só você soltar a sua criatividade!





Curtiu? Curta também nossa página no Facebook: fb.com.br/cozinhaincomum

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...