Espinafre!

Sim! Hoje nós vamos falar de espinafre!

O espinafre é aquela verdura que conquista até quem não gosta de verduras! É extremamente versátil, vai em com praticamente qualquer ingrediente e combina com qualquer prato principal, desde a simples saladinha, até massas, peixe ou carnes.

Suas propriedades nutricionais também são incríveis! A Dra. Tamara Mazaracki, nutróloga voltada para a área do anti-envelhecimento, falou um pouco do espinafre no site Busca Saúde, veja alguns trechos: 

"O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos presentes na natureza. Poucas calorias e muitas vitaminas o transformam em um alimento denso em nutrientes. Uma xícara de espinafre levemente cozido no vapor contém meras 40 calorias, e quase todo o manganês e ácido fólico que o seu corpo precisa diariamente. O verdinho é uma excelente fonte de mais de 20 diferentes nutrientes, incluindo proteína, minerais e fibra dietética.

Dentre os minerais, é rico em ferro (importante para a oxigenação do sangue),  cálcio, magnésio e potássio (participam da formação dos ossos e dentes, saúde muscular, prevenção de câimbras). Também é fonte de vitaminas, como A (beneficia olhos e pulmões), complexo B e ácido fólico (energia e crescimento muscular), C (imunidade e resistência a infecções), E (protege o sistema cardiovascular) e K (coagulação e ossos fortes).

Uma xícara da verdura fornece toda a quantidade de vitamina A e vitamina K que uma pessoa precisa por dia, e quase 40% de sua necessidade de magnésio. O espinafre contem mais proteínas do que outras hortaliças e alto teor de fibra, o que ajuda a desintoxicar e limpar o trato intestinal. Ele estimula o movimento dos intestinos e promove seu funcionamento regular.

Antioxidantes anticâncer
O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e, assim, ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon. Há cerca de 90 publicações de estudos e pesquisas sobre este assunto em revistas científicas. Os fitoquímicos presentes no espinafre afetam a sobrevivência de células de câncer e inibem a inflamação, que faz parte dos processos básicos do crescimento do câncer.

Amigo do coração
O espinafre é um excelente promotor da saúde cardiovascular. Sua propriedade antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos em prol do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado é um perigo para o sistema cardiovascular, contribuindo para o endurecimento e estreitamento das coronárias e outras artérias.

Cérebro poderoso
O combustível do marinheiro Popeye melhora o funcionamento cerebral e protege contra o envelhecimento prematuro dos neurônios, evitando os efeitos degenerativos da oxidação no cérebro. Todos os flavonoides que ajudam a prevenir câncer, também atuam como potentes antioxidantes que retardam os efeitos do envelhecimento no cérebro.

Olhos de águia
Espinafre melhora e protege a visão. Outro carotenoide importante do espinafre, a luteína, é um grande aliado contra doenças oculares como a degeneração macular senil e a catarata. O espinafre é carregado com luteína, mas ele precisa ser consumido com uma fonte de gordura para aumentar a sua absorção, assim como a vitamina E."

Mas atenção, não vá exagerar! É importante que o espinafre faça parte da sua dieta de forma moderada como qualquer outra verdura. Isto porque espinafre contém substâncias que podem interferir com o funcionamento da glândula tireoide. O cozimento ajuda a inativar estes compostos, mas pode haver algum risco para aqueles com problemas sérios de tireoide.

Além disso, o espinafre contém outra substância que ocorre naturalmente, a purina. Seu consumo exagerado pode levar ao acúmulo de ácido úrico no organismo. Gota e cálculos renais de urato são dois exemplos de problemas relacionados ao consumo excessivo de purinas.

Mas e então, vamos às receitas?


Salada de Espinafre

- 1 maço de espinafre
- 6 fatias de presunto cru
- 2 rodelas finas de cebola
- 4 fatias de pão de forma cortado em cubinhos
- Tomates cerejas cortados ao meio
- 2 a 3 colheres (sopa) de vinagre
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 a 3 colheres (sopa) de azeite ou óleo

Lave as folhas de espinafre e enxugue com papel absorvente
Junte todos os ingredientes, deixando alguns cubinhos de pão e tiras de presunto para decorar.
Sirva na hora.


Espinafre Salteado
- 1 maço de espinafre
- 2 dentes de alho amassados 
- 2 rodelas finas de cebola
- 1 colher de azeite
- 4 colheres de água
- pitada de sal e pimenta
- pitada semente de gergelim 

Coloque um pouco de azeite na panela e refogue o alho e a cebola por 1 minuto. Coloque as folhas de espinafre previamente lavadas e tempere com sal e pimenta.
Adicione as colheres de água e tampe a panela por 1 minuto ou até as folhas murcharem. Abra novamente e mexa.
Desligue o fogo e salpique a semente de gergelim.

Dica 1: para dar ainda mais sabor, coloque apenas metade da quatidade de água e complete a outra metade com shoyu.

Dica 2: Essa receita pode acompanhar frango, carnes e peixes!


Macarrão com Camember e Espinafre

- 100g de queijo camember
- 2 dentes de alho picados em lâminas bem finas
- 250g de macarrão (pode ser farfalle, fusili ou pene)
- 1 maço de espinafre
- uma pitada de pimenta calabresa



Coloque o seu camembert em um refratário que possa ir ao forno e por cima, adicione as lâminas de alho e uma pitada de pimenta calabresa.
Leve ao forno em temperatura média para o queijo derreter e o alho assar. 
Enquanto isso, coloque a água do macarrão para ferver. 
Refogue 1 maço de espinafre com um fio de azeite e uma pitada de sal.
Quando o macarrão ficar pronto, escorra e misture o espinafre refogado e o queijo derretido.
Sirva :)

Dica 1: o queijo camember pode ser subtituído por vários outros tipos de queijo. O mais parecido, em questão de sabor, é o queijo brie. Mas se vc não se importar em mudar o sabor do prato, o queijo gorgonzola cairá muito bem.
Uma opção barata seria a mussarela ou o parmesão. Caso queira fazer com queijo parmesão, pule a etapa em que se leva o queijo ao forno e apenas acrescente o parmesão ao final, logo antes de servir.

Dica 2: espinafre sem cai muito bem com cogumelos! Caso queira dar um toque especial nessa receita, adicione ao refogado uma xícara de champion ou de shiitake.


Bruschetta de Espinafre



Para o pão:

- 1 pão ciabatta de 30 a 40 cm
- 8 dentes de alho
- 2 xícaras de chá de azeite



Para o recheio:

- 1 e 1/2 kg de espinafre
- 2 dentes de alho amassados
- 1/4 de xícara (chá) de cebola picada
azeite a gosto
- 1/4 de xícara (chá) de nozes assadas e picadas
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado ou gorgonzola e cubos de tomate para finalizar


Preparo do recheio:

Em uma panela com água, leve ao fogo médio o espinafre. Deixe cozinhar por 6 minutos até murchar. Retire da panela, escorra e esprema bem. Acrescente sal e as nozes. Reserve.
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Refogue rapidamente e desligue. Deixe esfriar por completo e acrescente o espinafre. Misture bem e reserve.

Preparo do pão:

Corte as fatias de ciabatta com, mais ou menos, 1 cm de espessura na diagonal.
No liquidificador, bata bem o azeite e o alho até homogeneizar.
Pincele os dois lados das fatias de pão com o azeite de alho e disponha-as numa forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cinco minutos ou até dourar.

Montagem e finalização:

Coloque sobre cada fatia de pão cerca de duas colheres de espinafre, salpique com o queijo. Leve ao forno médio por 5 minutos. Finalize com os cubos de tomate e sirva.


Curtiu? Então curta também nossa página no Facebook: facebook.com/cozinhaincomum 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...