O Mercado - Feira Gastronômica do Rio de Janeiro

No último domingo, o Cozinha Incomum e o Cozinheiro Em Sua Casa foram ao mercado. Mas não era qualquer mercado, era O Mercado – Feira Gastronômica do Rio de Janeiro, evento que faz muito sucesso em São Paulo, trazido ao Rio de Janeiro pelos chefs Henrique Fogaça e Checho Gonzales.

O Mercado
Quebrando os paradigmas de que alta gastronomia está muito distante do grande público, traz à rua versões de pratos dos restaurantes mais renomados do Rio de Janeiro.

Stand do Sal Gastronomia e Cão Veio
O evento ocorreu no Circo Voador, na Lapa, Centro do Rio. A entrada era franca e os valores dos pratos variavam entre R$ 5,00 e R$ 15,00. A diversidade de pratos era grande e provavelmente atendia ao paladar do público alvo do evento. Para mim, que sou cozinheiro profissional, não teve muita novidade. 

De início, já reparei em alguns problemas: cheguei ao meio dia (horário marcado par ao início do evento) e a fila contornava o quarteirão. Depois de exatas duas horas (!), eu consegui entrar. 

As filas para o caixa eram tão longas que eles tiveram que colocar “bilheteiros” espalhados pelo evento para atender a todos que entravam. Logo o evento ficou tão cheio que mal havia se locomover entre os estandes dos restaurantes. Acredito que os idealizadores não imaginavam a repercussão que teria o evento.

Stand do Aconchego Carioca
Por outro lado, o atendimento nos estandes foi excelente! Todos muito receptivos e as apresentações eram de primeira. Não foi difícil ser atendido, os pedidos eram rápidos e o pagamento era feito em fichas compradas previamente no caixa (não tinha manuseio de dinheiro).

Minha degustação começou pelo Baião de Dois do Aconchego Carioca, mas apenas porque vi que era servido numa marmitinha embalado numa trouxa... uma apresentação muito criativa. O Queijo Coalho e o torresmo estavam excelentes, mas estava longe de ser o melhor Baião de Dois que comi. Muito apimentado, um pouco seco e pareceu feito às pressas.

Stand do Aprazível
Meu segundo prato foi o Retumbão do Aprazível. Era um cuscuz de tapioca com camarão, camarão seco, castanhas do Pará e coco ralado, acompanhados por calda de açaí e biju de tapioca. A mistura de sabores e texturas combinaram perfeitamente, a calda complementou com um agridoce único. Só teria sido melhor se não tivessem servido gelado e o biju usado como tortilha.
Brigadeiro de Granna Padano

Depois, paramos para beliscar o Brigadeiro de Granna Padano do Quadrucci. Infelizmente essa sobremesa não atendeu as minhas expectativas. Apesar de gostoso, o sabor refinado e delicado do Granna Padano ficou um pouco apagado. 
Sanduíche de cupim
Logo em seguida provei o sanduíche de Cupim Desfiado com Chipolle de Maracujá e Pão de Batata do Chef Henrique Fogaça, do restaurante Sal Gastronomia e Cão Véio. A atração principal desse sanduíche foi o molho chipotle, que se colocava por cima, mas a carne estava um pouco gordurosa e poderia ser perfeitamente substituída por uma carne assada bem cozida e temperada.

Nhoque de funghi
E para fechar com chave de ouro, saboreei o nhoque de funghi, com molho de cogumelos e vegetais, do Aprazível. Só posso dizer que foi o melhor Nhoquei que já comi até hoje! Bati palmas para a massa de funghi e o delicioso molho de cogumelo e legumes. Simplesmente perfeito. 

No final, as sobremesas foram um pouco decepcionantes, não vi nada muito original. A única que me chamou a atenção foram os pavês do Portal do Sabor, mas todos já haviam acabado (ainda eram quatro da tarde e o evento se propôs a ir até às 20h).



Winnie (Cozinha Incomum) e Nicollas (Cozinheiro em sua Casa) com o Chef Gonzales
Na contagem geral, foi um bom evento, deixando a desejar principalmente na parte logística e variedade de cardápios.

Nicollas Forte - O Cozinheiro Em Sua Casa levando a você as novidades e eventos gastronômicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...