Cebola: principais tipos e seus sabores


Postagem e imagens retiradas do site Diário de Cozinha

"Cebola é algo que todo mundo usa; muita gente diz odiar mas o fato é que ela está presente em muitos pratos e é um ingrediente indispensável na cozinha.
O problema é que acho que não prestamos a devida atenção a este ingrediente, não vejo a pessoas escolhendo o tipo de cebola certa para a sua receita; com certeza é por que não sabem suas diferenças e sutilezas! Pode parecer bobagem, mas a cebola, quando usada com conhecimento, muda todo o sabor do seu prato.

Cebola Pêra


Esta é a cebola que o brasileiro definitivamente mais conhece e usa! Pode se encontar como cerbola amarela; normalmente é uma cebola maior, de polpa de sabor mais intenso e ácido, por este motivo, é boa quando refogada. Algumas pessoas a utilizam crua em salada, porém ela não tem um sabor delicado como as outras para se comer crua.

Cebola Branca


De diversos formatos, sua característica principal é sua casca bem branca, também tem um sabor bem forte e é melhor quando usada para se cozinhar, a não ser que você queira este sabor intenso.
Na minha opnião se for para consumir entre a pêra ou a branca crua, eu fico com a branca!

Cebola Pérola



É aquela cebola pequena que conhecemos para usar em conservas (existe ainda uma cebola camada de conserva, que tem um tamanho ainda menor que esta). Também pode se encontrá las como cebola bebê. Têm um sabor mais delicado e doce, são ótimas como guarnição; doure e sirva junto a uma carne.

Chalotas


Esta, minha preferida, tem um sabor incrível, bem diferente das outras, muito mais adocicada, com baixissíma acidez. Ela tem seu corpo mais alongado do que a pérola e no Brasil é dificílimo encontrar. Quando encontradas, normalmente seu preço é bem salgado! São ótimas para pratos delicados e sofisticados.

Cebola Roxa



Essa de sabor bem adocicado, é para mim a melhor para se comer crua. Tente fazer um vinagrete com ela e veja como o sabor vai ser muito mais delicado. Tem uma coloração característica e quando caramelizada, fica ainda mais doce.
Ontem, preparei hamburgueres na brasa e para acompanhar meu pão, caramelizei elas no shoyu e manteiga. Ficaram espetaculares!


A escolha

Uma coisa importante é como escolher sua cebola na hora da compra. Opte sempre por cebolas que não estejam machucadas e com sua casca com um brilho mais vibrante. Outra característica importante para ajudar na escolha é sempre optar por cebolas mais uniformes; ajuda bastante na hora de cortá las e tem também seus sabores melhor distribuídos.

Bom estes são os tipos principais de cebolas; espero que com este post, vocês possam aproveitar melhor este ingrediente tão especial da cozinha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...