Raspas de Casca de Limão: Dica de Sabor e Saúde!


Geralmente, quando falamos dos benefícios de saúde de limão, referimo-nos aos benefícios do suco de limão. No entanto, você ficará surpreso ao saber que a casca de limão, que tendemos a jogar fora na lata de lixo contém certas enzimas que podem ajudar você a viver uma vida muito mais saudável. 


Cientificamente conhecido como citrus limonum, a casca de limão, seja na sua forma fresca ou seca, é usada para vários cosméticos, culinária e fins medicinais. Seu consumo e aplicação tópica provou ser uma bênção para muitos que sofrem de problemas de saúde, como cardíacos, acne, colesterol, escorbuto, e muitos mais. É composto de enzimas essenciais, vitaminas e minerais como vitamina C, vitamina P, cálcio, potássio, fibras, limoneno, ácido cítrico, flavonóides polifenóis, e Q40 salvestrol, o que torna esta casca do fruto uma obrigação para um corpo saudável e a mente. Não só isso, o aroma de limão, a casca de limão torna um excelente ingrediente para óleos essenciais usados ​​para melhorar o humor.

Eis alguns benefícios da casca do limão:

Diminui os níveis de colesterol 


O consumo de casca de limão ajuda a diminuir os níveis de colesterol no corpo, que por sua vez contribui para promover uma melhor saúde do coração. A presença de potássio na casca realmente ajuda na manutenção da pressão sanguínea. Os flavonóides polifenóis diminui o colesterol LDL, que são o colesterol mau. A vitamina C e vitamina P também ajudam a limpar os vasos sanguíneos, evitando ou minimizando os riscos de pressão alta e doença cardíaca. 

Ajuda no combate ao câncer 

Como mencionado anteriormente, a casca de limão contem componentes conhecidos como salvestrol Q40 e limoneno, que são conhecidos para lutar contra as células cancerosas no corpo. Além disso, os flavonóides presentes na casca são conhecidos por ser eficaz quando se trata de conter a divisão das células cancerosas. Portanto, o consumo de casca de limão é conhecido por ser uma medida preventiva contra o desenvolvimento de vários tipos de cancros, incluindo câncer de mama, câncer de cólon e câncer de pele. Um estudo revelou que o consumo de chá quente com casca de limão provou ser benéfico na prevenção do desenvolvimento de células cancerosas. 

O alto teor de vitamina C

A alta concentração de vitamina C na casca do limão (de 5 a 8 vezes maior que a concentração na polpa) trás diversos efeitos no organismo, eis alguns:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças.
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas. Contudo, seus efeitos parecem ser mais evidentes em doentes já com escorbuto.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos.
  • A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.
É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir o suco estraído da casca ou da polpa na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. Dê preferência para limões com a casca lisa, pois as 'feridas' pode ser sinal de que a vitamina C já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o 'teor' vitamínico que se deseja.

Casca de limão e uma pele saudável 

A maioria dos problemas de pele como rugas, pigmentação, acne, manchas escuras, etc, são considerados os sinais proeminentes de envelhecimento, principalmente por causa da ação dos radicais livres. A vitamina C e ácido cítrico constante na casca de limão ajuda na purificação dos vasos sanguíneos no corpo e a eliminar todas as impurezas presentes nas células da pele, o que promove uma pele saudável. A casca de limão também é ótimo para acne e espinhas, pois contém antioxidantes que desintoxica a pele. O mercado de limão contém vários produtos que utilizam casca em pó para o rosto, no entanto, o uso tópico da casca seria a melhor opção. 

Veja um método que pode ser usado para aplicação tópica: 

Pegue o limão e corte-o em 2 ou 4 pedaços e esprema seu suco em uma tigela. Depois disso, corte a casca de limão em pedaços pequenos e misture com o suco. Guarde a mistura em um frasco e mantê-lo em um lugar fresco e seco. Se você quiser, você também pode misturar uma colher de chá de mel. Aplique esta mistura na manhã seguinte em seu rosto. Deixe a solução em seu rosto durante cerca de 5 a 6 minutos e enxágüe com água. Não aplique nada no rosto para os próximos 30 minutos e antes de se expor ao sol, lave bem com sabonete. Esta solução é conhecida por ser extremamente benéfica no tratamento de problemas relacionados com a pele, especialmente da acne. 

Aumenta o metabolismo e promove a perda de peso 

Casca de limão consiste de um componente conhecido como pectina, o que ajuda na perda de peso. A pectina realmente tem propriedades que converte-lo sob a forma de uma geleia, impedindo assim o seu corpo de absorver muito de açúcar, que por sua vez, ajuda a manter o seu peso. Então, da próxima vez que você fizer um chá de limão, não se esqueça da casca. 

*ATENÇÃO*

Embora não haja mal nenhum em consumir a casca de limão, existem algumas coisas que você deve ter em mente antes de ir adiante. Veja: 

Lavar corretamente 


É muito importante lavar a casca do limão antes de consumi-la. Isto porque, vários pesticidas e inseticidas são pulverizados durante o crescimento da fruta e que ficam presos na casca após a colheita. Além disso, quando o limão é exportado, um revestimento de cera especial é utilizado para evitar que a casca de fique danificada. Esta cera normalmente é preparada utilizando  insetos e outros extratos animais. Portanto, se vc não pode consumir as cascas de limão que são cultivadas em seu quintal, ou que são cultivadas organicamente, lave muito bem a casca antes de utilizá-las. 

Cristalização 

Outra preocupação que surge quando se trata de casca de limão consumindo é a quantidade significativa de oxalatos que estão presentes na mesma. Oxalatos são encontrados em seres humanos e animais também. Os estudos mostram que quando o corpo tende a ter uma elevada concentração da referida substância, que  pode levar a problemas associados com a cristalização, como pedras nos rins e da vesícula biliar. E é por isso, pessoas que já estão lidando com esses problemas devem evitar o consumo da casca. 

A fim de aproveitar os benefícios de saúde de casca de limão, é importante inclui-lo como uma parte significativa de sua dieta diária. Cada 100 gramas de casca de limão contém cerca de 160 miligramas de potássio, 134 miligramas de cálcio, 129 miligramas de vitamina C, e cerca de 10,6 gramas de fibra. Para além de que também contém mais de 44 tipos glicosídeos flavonas, e ácidos de outras plantas e nutrientes que o torna tão valioso como é hoje. Estudos têm também associada a utilização de casca de limão para controlar hemorragia tão bem. Também é considerado seguro para o consumo mesmo durante a gravidez ou amamentação. No entanto, como a gravidez é uma condição muito importante, é sempre melhor consultar com seu médico antes de incluis o ocnsumo na sua dieta. 

*DICA*

Existe uma maneira simples de aproveitar as propriedades da casca do limão do limão todos os dias e ainda dar um sabor especial nas suas refeições:
Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira, uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e rale o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo). Coloque as raspas num pote e guarde na geladeira ou freezer, para usar sempre que desejar.
As raspas podem ser polvilhadas em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi.
Todos os alimentos terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes.

Fontes:
http://ecossis.blogspot.com
http://orgulhopara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...