terça-feira, 19 de março de 2013

A Importância do Café da Manhã


O café da manhã é uma etapa da alimentação essencial para a saúde, para a manutenção do peso ideal e, principalmente, para o equilíbrio de tudo o que se fará e se comerá durante o dia. Entretanto, muitas pessoas o tratam com certo desprezo e alguns até o evitam. 

Um artigo publicado em 2003, no Journal of The American Dietetic Association, descreveu que os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia NÃO serão compensados em refeições seguintes. 

O desjejum também é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a obstipação e outras doenças do órgão. Inclusive, para perder – ou manter – peso, o desjejum é importante. Ao contrário do que muita gente pensa, pulá-lo não emagrece. O café da manhã estimula o metabolismo e, ao iniciar o seu dia com carboidratos complexos saudáveis (fibras), juntamente com proteínas magras, você irá aumentar a queima de calorias, acelerando o seu metabolismo. Então, se você procura perder peso, você DEVE tomar café da manhã!

Além disso, pessoas que não costumam realizar o desjejum geralmente passam horas sem se alimentar, gerando um excesso de fome na próxima refeição associada ao consumo de grandes porções e alimentos ricos em calorias. Um café da manhã realizado de forma adequada pode mantê-lo longe de comer em excesso no final do dia.


Muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo ou de fome. Se você está no primeiro grupo, prepare "menu conveniente" para o trabalho ou faculdade, e coma logo ao chegar lá, ou no caminho. 

O problema é que você simplesmente não tem fome? Então, procure comer menos à noite, e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

Para quem não consome absolutamente nada, a dica é iniciar com metade de uma fruta (meio mamão papaia, banana,  pera ou maçã) ou outro alimento, como: torrada, bolacha, barra de cereal, leite, bebida a base de soja, suco ou um copo de vitamina. A ideia é ‘quebrar o jejum’ e não sair de casa de estômago vazio. 

E atenção! As crianças aprendem por imitação e, se vc não tem o hábito de tomar café da manhã, é bem possível que seu filho(a) o desenvolva também. Vale a pena sentar à mesa e incentivar o consumo nem que seja de  um copo de leite batido com banana e aveia, antes de sair de casa para estudar ou brincar. Já é um começo!

Fechada a questão da importância, surge a dúvida: o que comer? Para um desjejum completo, é indispensável que você consuma alimentos pertencentes a cada um dos grupos a seguir:

• um alimento à base de trigo ou de outros cereais, para dar a base de carboidratos: pães, cereais, torradas ou biscoitos; 
• um alimento derivado de leite para dar a base de proteínas: peito de peru, queijo branco, ricota ou requeijão e leite ou iogurte;
• uma fruta ou um copo de suco, para dar a base de vitaminas e minerais.

Se você sentir muita vontade de comer um doce, adicione uma colher de geleia sem açúcar ou uma fatia fina de bolo simples. Essa é a hora ideal de se deixar cair na tentação de comer doce, uma vez que você tem o dia inteiro para queimar essas calorias.

Detalhe importante: se você vai praticar alguma atividade física, nuca a faça em jejum. O ideal é comer uma fruta com cereal ou um suco e uma barra de cereal e, depois da atividade, tomar café da manhã.

Valorize mais essa refeição e garanta bem-estar e muito pique. Seu corpo vai agradecer!

Fontes de consulta: 
http://www.nutconsult.com
http://veja.abril.com.br/blog/viver-bem/
http://www.dicasdetreino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...