Vidro Quente em Superfície Fria Quebra!

Quem já viu um copo, xícara ou um refratário de vidro estourar? Você sabe por que isso aconteceu?
Pois aí vai a dica!

Falando bem simplificadamente, quando o vidro aquece ou esfria, as moléculas que o compõe afastam ou se agrupam, respectivamente. Quando um vidro está gelado, e suas moléculas estão agrupadas, ele precisará de tempo para voltar ao seu estado normal.
Se ocorrer um choque térmico, isto é, se você aquecê-lo repentinamente - colocando água quente, por exemplo - as partes que recebem primeiro o calor da água quente dilata-se antes das outras do vidro que compõem o copo, fazendo com que haja uma descompensação entre o todo e o vidro irá estourar!


Recentemente isso aconteceu comigo. Eu assei pão de queijo num refratário de vidro e, quando ficou pronto, apoiei diretamente no fogão, que é uma superfície de vidro e que estava fria. O resultado pode ser visto aí ao lado.

Há uma "receitinha de vó": para evitar que o copo quebre quando você precisa colocar líquido quente algumas pessoas colocam uma colher de metal no copo, derramam a água quente sôbre a colher e conseguem diminuir o impacto do aquecimento numa determinada região do copo. O metal tem condutividade térmica maior que o vidro e, além disso, parte da colher está para fora do lí­quido quente, portanto, propiciando uma maior dissipação de calor.

Mas atenção: esse não é o fenômeno que acontece quando você coloca uma garrafa de vidro cheia de líquido no congelador. Não vai adiantar você já colocar a garrafa gelada no congelador porque ela não vai estourar por causa do vidro, mas sim por causa da água!
Quando a água congela, ela expande. Se você colocar a garrafa de vidro fechada e cheia de água no congelador, a água vai fazer pressão na garrafa quando congelar, fazendo com que a garrafa quebre.

Por tanto, fique esperto ao lidar com vidro e temperaturas diferentes!

Gostou? Visite o Cozinha Incomum no Facebook!

Um comentário:

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...