Creme de Brócolis

Se você não gosta de brócolis, eu vou fazer você mudar de idéia com essa receita!
Como o sabor desse creme é forte, sugiro acompanhar um salmão grelhado, camarões ou outro tipo de fruto do mar. Não combina com carne e nem com frango, a não ser que você faça o frango bem leve, com poucos temperos (molho de tomate, nem pensar!).
Como eu fiz essa receita "no olho", não tenho certeza das medidas, mas vou colocar uma estimativa. Se vc também cozinha no olho, pode mudar a seu gosto.

Ingredientes:


- 2 xícaras de brócolis sem os talos (só as flores)
- 1 lata de creme de leite
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- leite (se necessário)
- 1 colher de chá de sal (ou quanto você preferir)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 alcaparras
- 1 xícara de shitake picado e cozido em água e sal (opcional)
- 150g de queijo parmesão ralado



Preparo: 

Pique as flores do brócolis grosseiramente, mas até que não restem pedaços maiores que a ponta do seu dedo mindinho. É possível que as flores comecem a se desfazer e isso não tem problema. Reserve.
Em fogo médio, aqueça a manteiga até começar a derreter. Adicione a cebola e refogue por cerca de 5 minutos. Adicione o alho e continue a reforgar até que a cebola ou o alho comecem a dourar. Ao refogar, não esqueça de sempre mexer os ingredientes, para que refoguem por igual e não queimem. Uma boa dica é adicionar uma pitada de sal para que a cebola doure aos poucos e não queime.
Baixe o fogo, adicione o creme de leite, o brócolis e o sal e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.
Fique de olho e mexa a a cada 3 minutos. Se vc perceber que está ficando muito seco e poderá queimar, adicione um pouco de leite, mexa e continue a cozinhar.
Verifique se o brócolis está bem macio e seu molho esteja com consistência cremosa. Quando estiver assim, desligue o fogo, adicione o queijo e o shitake, que quiser, e mexa bem.
Se você for servir o creme num refratário que será levado à mesa, jogue as acaparras por cima, logo antes de servir. Caso contrário, se será um prato preparado (como na foto), coloque a alcaparas separadas.

*Deixe seu Prato Perfeito*
Não use queijo parmesão de saquinho. Ele tem muita química e o gosto é totalmente  alterado. Use sempre o queijo parmesão fresco. Se não encontrar no mercado já ralado, sugiro comprar a peça, ralar com o ralador e quardar em saquinhos do tipo Zip Loc.



Gostou? Curta Cozinha Incomum no Facebook!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras postagens que você pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...